Palestino é morto depois de ferir dois agentes israelenses

Jerusalém, 5 Nov 2015 (AFP) - O palestino que atropelou um guarda israelense nesta quarta-feira, perto de Hebron, na Cisjordânia ocupada, foi morto pelas forças israelenses - anunciou a Polícia de Israel.

O incidente ocorreu em Halhul, em uma importante rodovia que atravessa a Cisjordânia de norte a sul. A área vem sofrendo com a atual onda de violência.

De acordo com a Polícia, o palestino jogou o carro contra dois guardas de fronteira, ferindo ambos os agentes, um deles gravemente.

"Um dos guardas de fronteira foi hospitalizado, e sua vida está em perigo", afirmou o porta-voz policial Luba Samri.

"Policiais que estavam perto do lugar do ataque abriram fogo, e o terrorista foi neutralizado", relatou Luba Samri, acrescentando que "(o agressor) foi declarado morto no local".

Segundo autoridades palestinas, o autor do atropelamento foi identificado como Ibrahim Skafi, de 22 anos, originário da cidade de Hebron. O corpo do palestino foi entregue à família para ser enterrado na quinta-feira.

Como parte das medidas tomadas para lutar contra a escalada palestina, Israel passou a recusar a restituir os corpos de alguns autores de ataques palestinos às famílias.

O Exército israelense bloqueou o acesso ao entorno do incidente e coletou informação de câmeras de vigilância de lojas e prédios. Imagens divulgadas no final do dia pelas emissoras de televisão locais mostram um carro a toda velocidade, atingindo o que parece ser um grupo de policiais.

Desde 1º de outubro, a violência deixou 70 mortos do lado palestino, e nove, do lado israelense.

Tendo início nos arredores da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, os confrontos se espalharam para a região de Hebron, outro ponto nevrálgico. Nessa área, cerca de 500 colonos israelenses vivem entrincheirados e sob proteção militar no centro da cidade, separada do restante por uma zona de segurança. Ao redor desse enclave, moram pelo menos 200.000 palestinos.

scw-lal/feb/mr/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos