SIP condena assassinatos de jornalistas no Brasil e na Colômbia

Miami, 25 Nov 2015 (AFP) - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) condenou, nesta quarta-feira, recentes assassinatos de jornalistas no Brasil e na Colômbia e solicitou às autoridades uma investigação para levar os culpados à Justiça.

Orislandio Timóteo Araújo, de 37 anos, conhecido como Roberto Lano, foi morto com um disparo na cabeça quando andava de moto com a mulher, em 21 de novembro passado, na cidade de Buriticupu, no Maranhão. Ele escrevia para um blog político.

O repórter é o terceiro jornalista assassinado no Brasil em duas semanas, alertou a SIP no comunicado.

O encarregado da liberdade de expressão da SIP, o uruguaio Claudio Paolillo, manifestou sua "consternação e extrema preocupação diante da escalada de assassinatos no Brasil".

Na Colômbia, Dorance Herrera foi morto a tiros na última segunda-feira, no município de Caucasia, no noroeste do país.

Herrera, de 28, era colaborador de um jornal regional, para o qual fez uma matéria investigativa sobre grupos criminosos que operavam na área. O jornalista havia denunciado ameaças de morte no passado, disse a SIP.

Paolillo pediu às autoridades "que investiguem com urgência e impeçam que os [indivíduos] violentos imponham as regras do jogo em seu país".

A sede da SIP, que reúne donos e editores de veículos de comunicação do continente, fica em Miami, na Flórida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos