Morales diz que resultado eleitoral na Venezuela deve provocar reflexão

Em La Paz

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Evo Morales e Dilma Rousseff se cumprimentam no Itamaraty, em Brasília

    Evo Morales e Dilma Rousseff se cumprimentam no Itamaraty, em Brasília

O resultado das eleições legislativas na Venezuela, onde a oposição derrotou o governo de Nicolás Maduro, deve provocar uma profunda reflexão para ver como as revoluções democráticas são defendidas, afirmou nesta segunda-feira (8) o boliviano Evo Morales, leal aliado político de Caracas.

"Os resultados devem nos convocar a uma profunda reflexão, uma reflexão para ver como devemos defender nossas revoluções democráticas", afirmou o presidente durante uma breve declaração de imprensa na sede presidencial, em uma primeira reação após as eleições.

Sem especificar o que deve ser feito para defender governos como o venezuelano ou o seu, Morales convocou "nossos movimentos sociais a terem a maior responsabilidade também para cuidar destes processos e destas revoluções democráticas".

Morales afirmou que os resultados para renovar o Congresso venezuelano, que estará dominado pela oposição, também mostram o trabalho desestabilizador dos Estados Unidos.

"Nos libertarmos politicamente, economicamente e socialmente é muito importante para melhorar nossa situação de pobreza e subdesenvolvimento na Bolívia, mas o império não dorme", afirmou o governante, um forte crítico das políticas da Casa Branca.

Morales, que apoia uma reforma constitucional via referendo que o habilitaria a se postular a um novo mandato em 2020, afirmou que nas eleições legislativas venezuelanas "triunfou a democracia, ficou demonstrado que as instituições da República Bolivariana da Venezuela são confiáveis".

A oposição venezuelana ganhou nas eleições de domingo o controle do parlamento na Venezuela, ao obter ao menos 99 de 167 deputados, colocando fim a 16 anos de hegemonia chavista, embora ainda seja preciso definir outros 22 assentos, o que pode levá-la a conquistar três quintos (101).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos