Migrantes morrem de frio em tentativa de chegar à ilha de Lesbos

Em Atenas (Grécia)

Uma menina de cinco anos e uma mulher morreram de frio nesta quarta-feira (20) em uma tentativa de chegar à ilha grega de Lesbos a partir da costa turca, anunciou a polícia.

Apesar do trabalho dos serviços de emergência, a menina faleceu depois que sua embarcação virou, segundo a polícia portuária. Seus 55 companheiros de viagem foram resgatados por um barco patrulha da agência europeia de vigilância de fronteiras, Frontex.

Outro barco da Guarda Costeira recebeu os passageiros, principalmente mulheres e crianças, mas os funcionários não conseguiram salvar uma mulher, que faleceu vítima de hipotermia.

Com temperaturas um pouco superiores a zero Celsius na região, as viagens de refugiados e migrantes à ilha foram retomadas na terça-feira.

Nesta quarta-feira, mais de mil pessoas chegaram a Lesbos, contra 800 na terça-feira, segundo a polícia grega.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 77 pessoas morreram em tentativas de chegar por mar à Grécia entre 1º e 18 de janeiro.

Desde o início do ano, a OIM contabiliza 31 mil chegadas às ilhas gregas do Egeu oriental, 21 vezes mais que em janeiro de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos