Honras militares para Raúl Castro na Champs Elysees de Paris

Paris, 1 Fev 2016 (AFP) - O governo francês concedeu honras militares nesta segunda-feira na Champs Elysees ao presidente cubano, Raúl Castro, que iniciou uma visita de Estado de forte componente econômico.

O presidente chegou ao Arco do Triunfo depois de percorrer a avenida Champs Elysees, decorada para a ocasião com bandeiras francesas e cubanas.

Na cerimônia foram interpretados os respectivos hinos nacionais, e o líder cubano depositou flores no túmulo do soldado desconhecido, ao lado da ministra da Ecologia, Ségolène Royal, a número três do governo. Perto do local era possível observar pequenos grupos de simpatizantes castristas segurando bandeiras cubanas.

Após a cerimônia, Raúl Castro percorreu a Champs Elysees escoltado pela Guarda Republicana francesa a cavalo.

Castro, que aterrissou no sábado na capital francesa, se reunirá durante a tarde com o presidente François Hollande no Palácio do Eliseu, onde serão assinados vários acordos, um deles sobre a anulação de parte da dívida cubana com Paris.

A França foi recentemente o artífice de um acordo sobre a dívida cubana com seus credores do Clube de Paris. O governo de Hollande acredita que este acordo permitirá aprofundar suas relações com a ilha e aproveitar sua progressiva abertura econômica.

Em virtude deste convênio, a ilha conseguiu o perdão de 8,5 bilhões de dólares, o que deve desbloquear seu acesso aos mercados financeiros enquanto espera o fim do embargo americano imposto em 1962, condenado há anos pela França.

Segundo uma fonte diplomática francesa, a questão dos direitos humanos em Cuba também estará na agenda das discussões bilaterais.

A França será sempre vigilante em relação aos direitos humanos e levantará a questão sempre que for necessário, mas considera que "o diálogo é o mais eficaz" para fazer as coisas neste campo avançarem, comentou outra fonte diplomática.

mc-avl/app/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos