Ataque contra hotel na capital da Somália deixa 12 mortos, diz polícia

Em Mogadício

  • Farah Abdi Warsameh/AP

    Bombeiro caminha por destroços de local destruído após carro bomba explodir perto de hotel em Mogadício; o ataque foi feito pelo grupo extremista Al Shabab

    Bombeiro caminha por destroços de local destruído após carro bomba explodir perto de hotel em Mogadício; o ataque foi feito pelo grupo extremista Al Shabab

Pelo menos 12 pessoas morreram nesta sexta-feira (26) em um ataque contra um hotel de Mogadício, capital da Somália, que foi reivindicado pelos insurgentes islamitas somalis do Al Shabab, informaram fontes policiais.

"Uma das explosões ocorreu perto do Peace Gardens [um jardim público] e outro perto do hotel [vizinho] SYL. Vi 12 civis mortos, mas o número de vítimas poderia ser maior", declarou Ibrahim Mohamed, funcionário da polícia somali.

A primeira explosão ocorreu às 19h45 locais (13h45 de Brasília) e minutos depois foi ouvida uma segunda detonação, informou um correspondente da AFP.

O grupo islamita radical Al Shabab reivindicou o ataque em um comunicado publicado no Instagram.

"Membros dos mujahidin [guerrilheiros jihadistas] realizaram um ataque contra o hotel SYL perto do palácio presidencial. O ataque começou com um atentado suicida, seguido de um tiroteio", disse o grupo.

Os islamitas somalis, vinculados à Al Qaeda, lançaram vários ataques do tipo nos últimos meses. Em novembro, atacaram o hotel Sahafi, onde geralmente se hospedam funcionários do governo e homens de negócios.

Em fevereiro de 2015, um ataque similar visou o Central Hotel, deixando 20 mortos. O hotel SYL já tinha sido, em janeiro de 2015, alvo de um ataque suicida que deixou cinco mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos