Explosão mata três soldados no sudeste da Turquia

Diyarbakir, Turquia, 22 Abr 2016 (AFP) - Três soldados morreram e alguns ficaram feridos nesta sexta-feira na explosão de uma bomba na passagem de um comboio militar por Tunceli, sudeste da Turquia, onde vivem sobretudo curdos, informaram à AFP fontes médicas que pediram anonimato.

Segundo uma fonte militar, a bomba, de fabricação caseira, estava em um acostamento de uma estrada entre Tunceli e Elazig.

Nos últimos meses, o sudeste da Turquia e cenário de combates entre o exército e os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Ancara iniciou uma ampla ofensiva contra o PKK depois do fracasso de um cessar-fogo em 2015. O acordo estava em vigor há dois anos.

Mais de 350 soldados ou policiais morreram nos combates, segundo as autoridades turcas, que citam mais de 5.000 baixas no PKK, número impossível de confirmar.

As operações do exército para neutralizar os ativistas do PKK mataram dezenas de civis e provocaram a fuga de dezenas de milhares de pessoas.

O país vive em alerta por uma série de atentados atribuídos ao grupo Estado Islâmico (EI) ou relacionados com o conflito curdo iniciado em 1984 e que deixou mais de 40.000 mortos.

str-gkg/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos