Topo

Trump e Merkel destacam importância fundamental da Otan

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

28/01/2017 19h29

O presidente americano, Donald Trump, e a chanceler alemã, Angela Merkel, destacaram neste sábado "a importância fundamental da Otan", durante uma longa conversa telefônica, informou a Casa Branca.

"O presidente e a chanceler também estão de acordo na importância fundamental da Aliança da Otan como a mais ampla relação transatlântica e seu papel para assegurar a paz e a estabilidade da nossa comunidade no Atlântico Norte", destacou a Casa Branca em um comunicado.

Informou-se, ainda, que Trump viajará em julho para Hamburgo para participar da reunião de cúpula do G20 e que receberá "muito em breve a chanceler em Washington".

Durante sua campanha, Trump se mostrou muito crítico à Aliança Atlântica, em um momento em que a Rússia era vista na Europa como uma ameaça e a Otan, amplamente impulsionada pelos Estados Unidos, parecia ser a única muralha contra Vladimir Putin.

O agora presidente americano tinha qualificado a Otan de obsoleta e condenava seus aliados por não dar sua parte para esta carga financeira.

Merkel e Trump destacaram, ainda, que a Otan devia se modernizar para ser capaz de enfrentar os desafios do século XXI e destacaram que "nossa defesa comum demanda um investimento adaptado às capacidades militares para assegurar que todos os Aliados contribuam de forma equitativa para a nossa segurança coletiva".