Topo

Esse conteúdo é antigo

Mianmar começa a julgar na próxima semana ex-líder deposta em golpe militar

12.fev.2021 - Manifestante exibe cartaz pedindo a libertação de Aung San Suu Kyi, chefe de governo deposta em Mianmar por um golpe militar - Sai Aung Main/AFP
12.fev.2021 - Manifestante exibe cartaz pedindo a libertação de Aung San Suu Kyi, chefe de governo deposta em Mianmar por um golpe militar Imagem: Sai Aung Main/AFP

07/06/2021 06h18Atualizada em 07/06/2021 08h03

Naypyidaw, Mianmar, 7 Jun 2021 (AFP) - As primeiras audiências do julgamento de Aung San Suu Kyi em Mianmar começarão na próxima segunda-feira (14), anunciou a advogada da ex-líder do governo derrubada por um golpe de Estado militar em fevereiro.

"Teremos os depoimentos da parte demandante e testemunhas programadas a partir de segunda-feira, 14 de junho", declarou Min Min Soe, após uma reunião com a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1991, que está em prisão domiciliar na capital Naypyidaw.

Mianmar tem protestos quase diários e um movimento de desobediência civil desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro. A repressão das manifestações matou quase 850 civis, segundo uma ONG local.

Suu Kyi enfrenta várias acusações, que incluem violação das restrições pela pandemia e a posse de walkie-talkies sem licença.

Os advogados da governante derrubada pelo golpe só conseguiram se reunir com ela em duas ocasiões desde que a junta militar a colocou em prisão domiciliar.

As autoridades golpistas também ameaçaram dissolver seu partido, a LND (Liga Nacional para a Democracia), que acusam de fraude eleitoral após a vitória nas eleições legislativas de 2020.

Um correspondente da AFP constatou uma forte presença policial ao redor do tribunal de Naypyidaw, com barreiras nas ruas próximas.