Topo

Esse conteúdo é antigo

Chineses confinados por covid em Xian afirmam não ter o que comer

28 dez. 2021 - Vista de prédios com janelas iluminadas por luzes em Xian, na província de Shaanxi, China - VCG via Getty Images
28 dez. 2021 - Vista de prédios com janelas iluminadas por luzes em Xian, na província de Shaanxi, China Imagem: VCG via Getty Images

Da AFP

30/12/2021 10h16

Os habitantes de Xi'an informaram à AFP nesta quinta-feira (30) que não têm alimentos, enquanto as autoridades chinesas afirmam que a oferta de comida é "suficiente" na cidade confinada devido à covid-19.

Xi'an (norte), famosa pelo exército subterrâneo do primeiro imperador da China, está confinada há uma semana, depois de registrar casos de covid-19.

Os 13 milhões de habitantes têm direito de sair para se abastecer com comida apenas uma vez a cada três dias.

Na quarta-feira, as autoridades locais admitiram que as restrições afetavam a oferta de alimentos, mas o governo central relativizou essas dificuldades nesta quinta-feira.

"No geral, a oferta de produtos básicos em Xian é suficiente", afirmou o porta-voz do ministério do Comércio, Gao Feng, em coletiva de imprensa online.

O porta-voz acrescentou que seu ministério tomaria medidas adicionais para garantir o abastecimento de Xian em caso de necessidade.

A televisão nacional mostrou hoje imagens de funcionários em horário integral que pediam ovos, verduras e carne antes de ir de porta em porta para entregá-los aos moradores.

No entanto, alguns residentes continuam reclamando da falta de alimentos.