Motim deixa 3 mortos e 1 ferido na Funase no PE

São Paulo - Uma rebelião, entre as 17h e 23h de ontem, terminou com três internos mortos, um deles decapitado, e um ferido na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) localizada no bairro de Pirapama, em Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (PE). Em maio de 2011, cinco jovens ficaram feridos em outro motim no mesmo local.

O motivo da rebelião, segundo parentes dos internos, seria o descontentamento dos jovens com a atual política da unidade de coibir a prostituição e impedir a entrada de drogas no prédio, que foi construído para abrigar 166 internos, mas está superlotado, com 368, com idades entre 17 e 21 anos. No início do motim, três agentes socioeducativos ficaram retidos no interior da unidade, tomada pelos rebelados, mas foram liberados minutos depois, sem ferimentos.

PMs do Batalhão de Choque cercaram a unidade e invadiram o prédio pelos fundos após estourarem o portão. Na invasão, foram utilizadas bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Um dos policiais levou uma pedrada na cabeça. Às 2h45 (de Brasília), o Batalhão de Choque ainda estava no local, segundo a assessoria de imprensa da Funase. No motim, os rebelados atearam fogo em colchões e depredaram boa parte da unidade.

Dois deles inalaram fumaça e foram atendidos lá mesmo, sem a necessidade de serem transferidos para o pronto-socorro. O jovem decapitado tinha 21 anos, teve o corpo queimado, era conhecido como "Geleia" e liderava um grupo pertencente a uma facção criminosa. A assessoria de imprensa da Funase afirma que não se sabe ao certo ainda o que motivou a rebelião.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos