Tamanduá é achado preso ao corpo da mãe atropelada
Em São Paulo
Um filhote de tamanduá-bandeira foi encontrado na terça-feira em uma rodovia estadual na região de Sacramento, no Triângulo Mineiro. O animal, de aproximadamente quatro meses e pouco mais de 2 quilos, estava deitado sobre o dorso da mãe, morta após ser atropelada.
O animal foi encontrado por moradores, que acionaram a polícia ambiental. O tamanduá está em boas condições de saúde, não tem ferimentos e é tratado no Hospital Veterinário de Uberaba, alimentado com leite artificial e vitaminas.
Segundo o veterinário responsável, Cláudio Yudi, há uma grande população da espécie na região, bem próxima à Serra da Canastra, além de outros animais silvestres, como lobos-guarás e aves. É recorrente o envolvimento desses bichos em acidentes de trânsito, já que as queimadas obrigam os animais a buscarem alimento e água em outros lugares, atravessando a estrada.
O filhote de tamanduá deve ser transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Uberlândia, órgão do Ibama, e pode ser devolvido à natureza.