Rasante causa rachadura em 28 vidros no Planalto

Em Brasília

O Palácio do Planalto informou nesta segunda-feira que o sobrevoo de dois caças Mirage 2000 na Praça dos Três Poderes, durante a cerimônia de troca da bandeira nacional na manhã de domingo, provocou rachaduras em 28 vidros na lateral do prédio e também nas janelas do setor de transportes, que fica num edifício anexo.

Caças supersônicos quebram vidraças de órgãos públicos em Brasília
Veja Álbum de fotos

O abalo também derrubou uma luminária no andar térreo. O gabinete da presidente Dilma Rousseff  fica no terceiro andar. Funcionários também relataram que encontraram uma camada de pó branco sobre as mesas, provavelmente devido ao abalo dos tetos de gesso.

VEJA O MOMENTO EM QUE OS VIDROS ESTOURAM

O levantamento dos danos foi feito pela Secretaria Geral, que elaborou um relatório detalhado para enviar à Aeronáutica. A Força já informou que vai ressarcir os prejuízos.

O maior estrago da manobra de exibição dos caças foi provocado no prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), que teve a fachada de vidro totalmente destruída pelo choque de ar causado pela passagem rasante das aeronaves.

Também houve danos nas laterais e no fundo do edifício. O Supremo informou que ainda não tem um levantamento oficial sobre o prejuízo, mas engenheiros estiveram no local ainda no domingo para fazer uma avaliação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos