Prova Brasil será obrigatória a particulares em 2013

Brasília - A partir do ano que vem, todas as escolas particulares do País deverão ser obrigadas a fazer a Prova Brasil, avaliação aplicada pelo governo federal aos alunos da rede pública a cada dois anos, usada para calcular o Ideb e avaliar o desempenho do sistema. Atualmente, apenas uma amostra das escolas privadas realiza essa prova.

Ideb 2011: saiba quais são as melhores escolas públicas do país

Brasil AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG
PA PB PR PE PI RJ RN RS RO RR SC SP SE TO

O objetivo do governo, de acordo com o ministro da Educação. Aloizio Mercadante, seria obter uma análise mais aprofundada desse universo. "Vamos tornar obrigatória para a rede privada a Prova Brasil a partir de 2013", afirmou o ministro ontem, antes da divulgação dos resultados.

Na rede privada, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é a maior referência de desempenho, apesar de não ser feito por todos os alunos da escola, apenas pelos que pretendem usá-lo para ingressar em uma universidade federal ou disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

A Prova Brasil é aplicada nas 4ª e 8ª séries (5º e 9º ano, respectivamente) do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Os alunos respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Consulte a nota do seu Estado

  • Clique sobre o Estado e saiba qual foi seu desempenho no Ideb 2011; para escolher a etapa de ensino selecione nos botões à direita

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos