Sem-teto promovem protesto por moradia em SP

São Paulo - Cerca de 2 mil manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizam passeata no centro da capital paulista na manhã desta segunda-feira, 3. Desde a noite do último domingo e durante esta madrugada, o grupo realizou cinco ocupações em terrenos e prédios públicos.

Por volta das 12h10, o grupo, estimado pelos líderes do movimento em 2 mil pessoas, seguia pela Avenida Cásper Libero, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A CET, no entanto, não conseguiu estimar quantas faixas da via estavam interditadas em função do protesto. O trânsito é lento por aproximação.

O grupo começou a desocupar os prédios invadidos durante a madrugada por volta das 8h desta segunda e se reuniu na Praça Princesa Isabel, na Santa Cecília, centro de São Paulo. Às 11h iniciaram passeata, que segue destino até a Secretaria de Patrimonio da União (SPU), localizada na Avenida Prestes Maia.

As ocupações começaram com a invasão de um terreno na região de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. Tiveram continuidade com a ocupação do prédio do INSS, na Avenida Nove de Julho, com 400 manifestantes.

Outros 600 sem-teto ocuparam um terreno na Rua do Bosque, na Barra Funda. Cerca de 200 pessoas instalaram-se em outro prédio público na Avenida Teotônio Vilela, na Cidade Dutra. Outra ocupação aconteceu no centro da capital, da qual outras 250 pessoas participaram.

A coordenadora-geral da União dos Movimentos de Moradia, Maria das Graças Xavier, afirma que o ato acontece para pedir a desburocratização dos projetos que visam atender as famílias de baixa renda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos