ONG é proibida de dar livro em viaduto de São Paulo
Em São Paulo
A organização não-governamental Educa São Paulo havia programado para a manhã de segunda-feira (10), a distribuição de cerca de 8.000 livros, entre obras de literatura brasileira, livros infantis e gibis, no Viaduto do Chá, região central. A intenção era, além de incentivar a leitura, protestar contra o abandono das bibliotecas da cidade, que, segundo o presidente da ONG, Devanir Amâncio, "têm livros, mas não têm leitores."
Uma perua Kombi estacionou no Viaduto do Chá por volta das 23h de domingo (9) para organizar e separar os títulos por autor e gênero, mas foram impedidos. Quatro guardas-civis metropolitanos disseram para os integrantes da ONG que eles deveriam ter autorização da prefeitura para realizar a distribuição. "Eles disseram que estavam em alerta, esperando pela ação, e que a ordem era impedir", disse Amâncio.
A iniciativa, intitulada Bienal Relâmpago, agora será transformada em Bienal Móvel. Segundo Amâncio, duas Kombis - equipadas com aparelhos de som e faixas - percorrerão locais movimentados da região central da cidade oferecendo livros às pessoas. "Devemos começar ainda pela região do Viaduto do Chá, porque ali é área de Zona Azul e, se pagarmos, podemos estacionar por um tempo para distribuir os livros."
Ainda sem itinerário ou data marcada para a ação, Amâncio disse que é provável que a distribuição seja realizada neste sábado. Segundo ele, os livros foram doados por moradores da cidade. "Os próximos gestores têm de oferecer uma política eficiente de incentivo à leitura, para que as bibliotecas não sejam depósitos de livros como são hoje." As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo".
Receba notícias do UOL. É grátis!
comentários 41
Sair
- Todos
- Mais curtidos
- Escolha do editor
-
-
Clauton Marques
12 anos atrás
também fiquei curioso o porque deles não poderem distribuir os livros bem que os autores da reportagem poderiam ir atrás dessas informações junto a prefeitura. mas é aquela coisa né uma materia pra fazer "polemica" e gerar comentários negativos do público.
- Responder
- 2
- Denunciar
- Deletar
-
Tiberio Medeiros
12 anos atrás
Alguém perguntou para prefeitura pq ela proibiu? Notícia sem pé nem cabeça....
- Responder
- 0
- Ver Respostas (2)
- Denunciar
- Deletar
-
Silvinha Di Pierro
12 anos atrás
Na realidade eles querem que os brasileiros fiquem todos burros como eles que so sabem roubar o dinheiros dos brasileiros acorda brasil pra realidade atè quando isso vai durar?
- Responder
- 1
- Denunciar
- Deletar
-
Elizeu Ribeiro
12 anos atrás
Brasil! Mostra tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio?
- Responder
- 1
- Denunciar
- Deletar
Leia os termos de uso