Elevado da Perimetral começa a ser desmontado no Rio

Rio - O elevado da Perimetral, na região portuária do Rio, começou a ser desmontado nesta segunda-feira. A via, semelhante ao paulistano Minhocão, será substituída por outras duas, chamadas Binário do Porto e Expressa, como parte do projeto de revitalização da zona portuária, orçado em R$ 7,6 bilhões. A obra, realizada pela Concessionária Porto Novo, deve terminar no primeiro semestre de 2016.

O trecho que começou a ser desmontado refere-se a uma rampa de descida que estava interditada há um ano, e por isso não houve reflexos no trânsito. O serviço deve durar 60 dias e corresponde a 1% da extensão do elevado.

As 18 vigas que sustentam a rampa e pesam 40 toneladas serão cortadas e guardadas para reutilização. Os 550 metros cúbicos de concreto serão reaproveitados no recapeamento das vias da região.

Com três pistas em cada sentido e 3,5 km de extensão, a Via Binário do Porto fará a distribuição interna do tráfego nos bairros da região. Paralela, a Avenida Rodrigues Alves vai virar via expressa e ganhará mais uma faixa em cada sentido.

Nesta segunda-feira também começaram as interdições para a construção da linha 4 do metrô, que vai ligar Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste. As praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Antero de Quental, no Leblon (zona sul), estão sendo parcialmente cercadas para abrigar canteiros de obras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos