Intercâmbio

Justiça autoriza participação de estudantes de humanas no Ciência Sem Fronteiras

Em São Paulo

A Justiça Federal do Ceará decidiu nesta quarta-feira (19) suspender a retificação do edital mais recente do Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que dá bolsas para universitários estudarem no exterior. Com a decisão, estudantes brasileiros de mais de 20 cursos - a maioria deles da área de humanas -, que haviam sido excluídos nessa retificação, poderão participar da seleção. A candidatura às bolsas nas universidades já pode ser feita a partir desta quinta-feira pelos alunos.

Na decisão, o juiz substituto da 3.ª Vara, Kepler Gomes Ribeiro alega que o governo "jamais poderia mudar de forma inesperada as regras do programa". Segundo ele, se estudantes de humanas conseguiram participar do programa na primeira chamada, não deveria existir a exclusão agora. Ele ainda define uma multa diária à União de R$ 5 mil, para cada estudante afetado, em caso de descumprimento da decisão.

Consultado, o MEC (Ministério da Educação), vê a decisão como "interferência administrativa em política pública, cujos critérios são de decisão do poder executivo". A pasta diz que vai recorrer da decisão. O MEC tem até o dia 28 de janeiro para entrar com o recurso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos