Ouro fecha na mínima em nove meses

Nova York - O contrato futuro do ouro fechou nesta quarta-feira no menor patamar em nove meses na Comex, enquanto o da platina atingiu o preço mais baixo neste ano na divisão da New York Mercantile Exchange (Nymex). Os declínios de ouro ocorreram à medida que as perdas nas bolsas e no petróleo bruto afetaram o interesse dos investidores no metal. Os metais preciosos são muitas vezes comercializados como parte de uma cesta de commodities e são vendidos quando quedas em outros mercados forçam os investidores a vender o pacote inteiro.

O contrato do metal para junho caiu 1,4%, para US$ 1.553,50 a onça-troy - o nível mais baixo de fechamento desde 28 de junho do ano passado. Os contratos do ouro têm declinado desde outubro, após o rali nas bolsas dos EUA atrair investidores para ativos mais arriscados.

Alguns comerciantes estão vendendo o metal em meio a temores de que a recuperação econômica, embora sem brilho, não leve a mais flexibilização quantitativa do Federal Reserve (Fed). Outros temem que os dados econômicos melhores possam levar o banco central a retirar algumas de suas medidas de suporte mais cedo do que o esperado. Os preços do ouro subiram para máximas recordes após rodadas sucessivas de injeções de liquidez do Fed desencadearem temores de aumento da inflação. Ao invés disso, a inflação continuou contida em quase três anos desde que o banco central agiu para impulsionar o crescimento econômico, com o chamado programa Q2.

Os contratos futuros da platina apagaram todos os ganhos neste ano e fecharam no nível mais baixo desde 28 de dezembro do ano passado, à medida que os investidores continuaram a vender o metal usado em automóveis e refinarias de petróleo. As preocupações sobre a demanda mais fraca de fabricantes de automóveis europeus manteve os preços sob pressão nas últimas semanas. O contrato do metal para junho caiu 2,1%, para US$ 1.541,90 a onça-troy na Comex. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos