Bovespa amplia realização de lucros após PIB dos EUA

São Paulo - O crescimento mais fraco que o previsto da economia dos Estados Unidos nos três primeiros meses deste ano dá o tom para os mercados acionários nesta sexta-feira. Apesar do farto noticiário corporativo doméstico, com destaques para o balanço de Petrobras e a abertura de capital (IPO) de BB Seguridade e Smiles, os negócios locais acompanham o viés de baixa vindo das bolsas internacionais. E, com isso, a Bolsa deve intensificar a tímida realização de lucros iniciada ontem, quando foi interrompida uma sequência de cinco pregões de alta. Às 10h05, o Ibovespa caía 0,42%, aos 54.732,41 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano avançou a uma taxa anualizada de 2,5% no primeiro trimestre de 2013, o que representa uma aceleração no ritmo de expansão em relação à alta de 0,4% registrada pela economia dos EUA ao final de 2012. Porém, o avanço foi menor que a previsão, de +3,2%. Logo após a divulgação do dado, o índice futuro do S&P 500 acentuou timidamente as perdas e registrava queda de 0,28%, também às 9h45. Ainda na agenda econômica, às 10h55, sai a leitura final de abril do índice de sentimento do consumidor nos EUA.

Essa menor disposição ao risco no exterior tende a dificultar ainda mais a retomada dos 55 mil pontos pelo Ibovespa, marca que vem sendo tocada há pelo menos três sessões, mas que, ao final do pregão, não é reconquistada. Porém, o distanciamento (ou não) desse patamar também estará associado ao desempenho das blue chips.

Enquanto as ações da Vale roubaram a cena da Bolsa ontem, hoje é a vez de Petrobras operar na expectativa pelo balanço do primeiro trimestre, que será divulgado apenas após o fechamento dos negócios. Ainda sobre as empresas brasileiras, as ações de Banco do Brasil e Gol devem reagir hoje ao IPO de suas controladas, BB Seguridades e Smiles, respectivamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos