Comunicação com vítimas estrangeiras dificultou resgate em prédio em chamas

Os moradores do prédio que foi atingido por um incêndio de grandes proporções na madrugada desta sexta-feira (8) são, em sua maioria, estrangeiros, entre eles, chineses e bolivianos. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, o fato de muitos deles terem dificuldade em entender português dificultou o trabalho de resgate.

O edifício de 25 andares fica na esquina da rua do Boticário com a avenida Ipiranga. O fogo começou à 1h, em uma academia de ginástica que fica no térreo do edifício.

Ao menos 45 veículos dos Bombeiros foram enviados ao local. Apesar de já ter sido controlado, ainda havia focos de incêndio por volta das 6h40.

O prédio tem 146 apartamentos e parte da estrutura foi abalada. Moradores de outros edifícios inalaram fumaça.

Ao todo, 30 pessoas foram conduzidas para hospitais, e mais de 50 foram atendidas por equipes médicas. Um idoso teve queimaduras de segundo grau.

Uma vistoria deve ser realizada após o rescaldo para apurar a origem do fogo. A avenida Ipiranga está bloqueada no sentido bairro próximo ao Largo do Paissandu e no sentido centro junto a rua dos Timbiras. Trinta linhas de ônibus que passam pela região tiveram itinerário alterado devido à interdição.

Trânsito

Até as 7h20, a avenida Ipiranga permanecia interditada até o Largo do Paissandu. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de SP (CET), o motorista podia desviar pela rua Timbiras. Como reflexo, o trânsito começava a complicar na avenida Senador Queiroz, entre as ruas da Cantareira e Cásper Líbero.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos