Topo

Silvio Berlusconi é absolvido em caso Mills

Em Milão

25/02/2012 12h31

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi absolvido da acusação de corrupção em atos judiciários no chamado caso Mills.

A sentença foi anunciada neste sábado pela 10ª Seção Penal do Tribunal de Milão. O júri absolveu o ex-premiê por prescrição da acusação. Berlusconi, porém, não assistiu à audiência. Ao todo, o julgamento do caso durou cinco anos.

O advogado Piero Longo, que defende o ex-premiê, afirmou durante a audiência que Berlusconi deveria ser absolvido por não ter cometido nenhum crime, pois "faltam provas de qualquer acordo criminoso" entre ele e o advogado britânico David Mills. Longo também sugeriu, como alternativa, a absolvição por prescrição.

A Procuradoria de Milão pedia uma pena de cinco anos de prisão a Berlusconi por suposto pagamento de propina a David Mills para que o advogado testemunhasse a seu favor em outro processo judicial.

Ao fim do julgamento, o procurador Fabio de Pasquale disse que "é inútil comentar" a sentença.

Berlusconi é investigado em uma série de processos na Itália, os quais ele diz serem parte de um complô. Ele renunciou ao cargo de primeiro-ministro em novembro, em meio a uma crise econômica.