Topo

Terremoto no México deixou 11 feridos e afetou 2.800 construções

21/03/2012 15h52

CIDADE DO MÉXICO, 21 MAR (ANSA) - O terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu 13 estados do centro-sul do México deixou 11 feridos, afetou 2.800 casas e interrompeu o abastecimento de água para ao menos 300 mil pessoas na capital.

Os maiores prejuízos foram registrados no estado de Oaxaca, na região sul do país, vizinho a Guerrero onde se localizou o epicentro do tremor, no qual cerca de dois mil imóveis, entre escolas e igrejas, sofreram rachaduras.

O governo de Oaxaca, Gabino Cué, assinalou hoje que analisa a possibilidade de solicitar que seja declarada "zona de desastre" na região onde ocorreu maior destruição.

Na capital, dois aquedutos foram danificados e demorarão ainda 48 horas para serem reparados.

O tremor, o mais forte desde 1985, teve até o momento 13 réplicas de magnitudes diversas. O México está localizado em uma das regiões sísmicas mais intensas do mundo, uma vez que em sua área atuam placas tectônicas como as do Pacífico, Cocos, Norte-americana, Caribe e Rivera.

El Salvador registrou hoje seis terremotos na zona do vulcão de San Salvador com magnitudes que oscilam entre 2,6 a 3,3 graus, de acordo com o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (Snet).