Topo

Obama defende direito de defesa de Israel

20/03/2013 16h46

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, concordaram hoje que o governo israelita tem o direito de se defender de ameaças de ataques de seus vizinhos.

Netanyahu explicou que sobre o "direito de autodefesa", Israel não pretende fazer concessões, nem mesmo "ao melhor amigo". "A diplomacia e as sanções internacionais não pararam os esforços do Irã de ter armas nucleares", disse o primeiro-ministro durante a coletiva de imprensa após o encontro com Obama, em Jerusalém, defendendo que seu país "tem o direito de se defender".

O presidente norte-americano apoia a posição de Netanyahu e acrescentou que "a necessidade de Israel à segurança é realmente única. A segurança de Israel não é negociável". Para Obama, "Israel deve poder se defender sozinha de qualquer ameaça".

Obama e Netanyahu também comentaram sobre a relação entre Israel e Palestina e disseram que "Israel está completamente focada com os palestinos para uma solução entre os dois Estados".