Topo

Bento XVI volta ao Vaticano e será recebido pelo papa Francisco

02/05/2013 09h27

CIDADE DO VATICANO, 2 MAI (ANSA) - O papa emérito, Bento XVI será recebido hoje pelo papa Francisco, seu sucessor, quando ele chegar ao Vaticano vindo de Castel Gandolfo para se instalar na sua nova residência no mosteiro Mater Ecclesiae.

A informação é da Prefeitura da Casa Pontifícia e o encontro entre os dois pontífices, o segundo após o de Castel Gandolfo em 23 de março passado, está previsto por volta das 16h50 horário local (11h50 horário de Brasília).

Joseph Ratzinger, que deixa a residência de Colii Albani depois de dois meses de permanecia, partirá por volta das 16h30 (11h30 horário de Brasília) e chegará ao Vaticano de helicóptero.

No heliporto vaticano, Bento XVI será recebido pelo decano do colégio cardinalício Angelo Sodano, o secretário de Estado Tarciso Bertone, e outros dignitários vaticanos.

Por sua parte, Francisco o esperará na entrada do mosteiro, assim a partir de hoje, e pela primeira vez na história haverá dois papas dentro dos Muros Leoninos.

O pequeno ex-convento Mater Ecclesiae, que tem quatro andares dos quais um é subterrâneo, passou nestes meses por vários trabalhos de reestruturação para se convertes em residência do Papa emérito.

Tem um elevador, para que Joseph Ratzinger, de 86 anos, possa se locomover sem problemas apesar de viver no primeiro andar.

O local também tem um quarto para hospedes que estará sempre a disposição do irmão de Bento XVI, monsenhor Georg.
O Papa emérito viverá no Mater Ecclesiae junto com o monsenhor Georg Gaenswein, seu ex-secretário e agora prefeito da Casa Pontifícia e com quatro "memores domini" que se ocupam das tarefas domésticas.