Topo

Papa: Francisco recebe Mujica e diz que ele é 'sábio'

01/06/2013 11h31

CIDADE DO VATICANO, 1 JUN (ANSA) - O papa Francisco disse hoje, após se reunir o presidente do Uruguai, José Mujica, estar "feliz de ter encontrado um homem sábio", informou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

Durante a audiência, que durou mais de 40 minutos, uma das mais longas concedidas a um chefe de Estado até o momento, foram tratados "temas de interesse comum, como o desenvolvimento integral da pessoa, o respeito aos direitos humanos, a justiça e a paz social", além da "contribuição da Igreja para a "paz internacional", informou a Santa Sede em nota.

Ainda segundo o Vaticano, as "cordiais conversações" permitiram um intercâmbio de informações e reflexões sobre a situação sócio-política do Uruguai e de seu papel na região.

Mujica explicou aos jornalistas presentes após o encontro que ele e o religioso de origem argentina têm "em comum um amigo que não está mais [presente]", referindo-se ao teólogo uruguaio Alberto Methol Ferré, falecido em 2009.

De acordo com o Pontífice, Ferré "nos ajudou a pensar". Mujica, por sua vez, disse que o teólogo "nos abriu a mente".

O encontro foi caloroso e os dois se abraçaram mais de uma vez.

O mandatário uruguaio ainda foi recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e pelo secretário para as Relações com os Estados, monsenhor Dominique Mamberti.

A visita faz parte de um giro de Mujica que incluiu a China e a Espanha em seu roteiro. (ANSA)