Topo

Dançar tango faz bem ao coração, afirma médico

15/07/2013 09h44

ROMA, 15 JUL (ANSA) - O médico argentino Pablo Werba, responsável pela Prevenção Aterosclerose do Centro Cardiológico Monzino de Milão, norte da Itália, afirma que dançar tango faz bem ao coração.   

"Dançar o tango argentino além de favorecer a sociabilidade, reduzir o estresse e oferecer uma carga emocional positiva, melhora a força, a coordenação e estabilidade do corpo, aumenta a velocidade dos movimentos e pode agir a favor do coração, tanto no surgimento de problemas cardiovasculares, mas também como cura durante a reabilitação", afirma o médico.   

"Sendo uma atividade social, divertida e prazerosa, o tango pode ajudar quem precisa participar de programas de reabilitação cardiovascular e aceitar mais facilmente e com mais prazer este compromisso a longo prazo", acrescenta ele.   

"Pesquisas realizadas em Buenos Aires pelo Doutor Roberto Peidro e colaboradores demonstraram que dançar o tango argentino é um exercício físico comparável, em termos de consumo de oxigênio e de calorias, a natação recreativa, a uma caminhada de 3,5 quilômetros por hora ou a uma pedalada lenta de bicicleta, e pode induzir mudanças favoráveis no sistema cardiorrespiratório", informou Werba.   

"O tango já é utilizado fora de seu país de origem como promotor de saúde não apenas cardiovascular. Um estudo canadense realizado pela Drª Patricia McKinley, mostra que dançar o tango argentino pode ter efeitos favoráveis no aparato muscular-esquelético. Dançar este tipo de dança melhora a velocidade dos movimentos e a estabilidade e o equilíbrio nos idosos que correm risco de quedas muito mais que um programa de caminhadas", finalizou o médico.(ANSA)