Topo

Ucrânia assinará acordo político com União Europeia

De Kiev (Ucrânia)

15/03/2014 11h39

A parte política do acordo de associação e livre intercâmbio entre Ucrânia e União Europeia (UE) será assinado em 21 de março, em meio à Cúpula do bloco, anunciou neste sábado (15) o premier ucraniano, Arseni Iatseniuk.   

Em vídeo difundido pelas televisões locais, o primeiro-ministro que voltou nesta sexta-feira (14) de uma viagem pela Europa e pelos EUA, disse que "manteve um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy".   

"Estamos de acordo sobre o fato de que a parte política do acordo de associação entre a Ucrânia e a UE deve ser assinado durante a reunião", disse, acrescentando que a parte econômica será firmada "mais para frente".   

O rechaço da assinatura do acordo em novembro foi o estopim da revolta contra o governo que culminou na destituição do ex-presidente Viktor Yanukovich. 

Ao menos duas pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em decorrência de enfrentamentos entre a população e membros de uma organização paramilitar ucraniana na cidade de Karkhiv, no leste do país. 

De acordo com autoridades locais, ao menos 30 pessoas foram presas por envolvido no episódio de violência.

Na Rússia, milhares de pessoas saíram às ruas de Moscou, em uma manifestação de caráter pacífico e autorizada pelo governo, para protestar contra a política de Vladimir Putin na crise ucraniana, especialmente no que diz respeito à Crimeia.   

O enviado da ANSA ao local pode observar que os manifestantes desfilam com bandeiras e gritam palavras de ordem contra o presidente, contra a guerra e pedem a integridade territorial da Ucrânia.