Conteúdo publicado há 4 meses

EUA enviarão sistema antimísseis a Israel diante de ameaça do Irã

O Pentágono anunciou neste domingo (13) o envio de um sistema de defesa antimísseis para Israel.

O que aconteceu

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que estava enviando o sistema "para defender Israel". Anúncio foi feito após novas ameaças de ataques do Irã contra Israel. O sistema de grande altitude THAAD será operado por militares americanos.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, "autorizou o envio de uma bateria de defesa de grande altitude (THAAD) e de uma equipe de militares americanos em Israel". Segundo o comunicado, eles "ajudarão a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã" em 13 de abril e 1º de outubro, declarou em um comunicado o porta-voz do Pentágono, o general Pat Ryder.

Irã diz estar 'totalmente preparado' para guerra. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ao mesmo tempo reiterou, em comunicado neste domingo (13), que o Irã quer "paz".

"Estamos totalmente preparados para uma situação de guerra. Não temos medo da guerra, mas não a queremos, queremos a paz e trabalharemos por uma paz justa em Gaza e no Líbano", declarou durante uma visita a Bagdá, capital do Iraque.

Estilingue de Davi, Seta: como funcionam os sistemas de defesa de Israel

Foguetes disparados do sul do Líbano são interceptados por domo de ferro de Israel
Foguetes disparados do sul do Líbano são interceptados por domo de ferro de Israel Imagem: Jalaa MAREY / AFP

Continua após a publicidade

Para enfrentar essa ameaça, Israel já possui uma série de sistemas de defesa aérea. Entre eles estão o Domo de Ferro, o Estilingue de Davi e o Seta.

Esses sistemas foram fundamentais para interceptar a maioria dos projéteis disparados contra o país desde outubro de 2023. Dessa forma, é possível minimizar danos e proteger áreas densamente povoadas, segundo informam os jornais India Today e Times of Israel.

O Domo de Ferro é um sistema de defesa aéreo desenvolvido por Israel para interceptar foguetes e mísseis de curto alcance. O sistema opera utilizando radares que detectam o lançamento de projéteis inimigos e calculam suas trajetórias. Se o projétil for direcionado para uma área habitada, o sistema dispara um míssil interceptor, que destrói o projétil no ar.

O sistema de mísseis Seta (Arrow) é projetado para interceptar mísseis balísticos de longo alcance. Ele possui duas versões principais: Seta 2 (Arrow-2) e Seta 3 (Arrow-3), que trabalham em conjunto para garantir a proteção contra ameaças aéreas a distâncias variadas.

O Estilingue de Davi (David's Sling) é um sistema de defesa de mísseis desenvolvido para interceptar projéteis de médio e longo alcance, como mísseis balísticos táticos e de cruzeiro. Ele funciona utilizando a tecnologia "hit-to-kill", o que significa que o sistema lança mísseis interceptores que atingem diretamente a ameaça, destruindo-a pelo impacto físico, em vez de usar uma explosão para neutralizá-la. Ele oferece proteção contra ameaças que têm alcance entre 40 km e 300 km.

Continua após a publicidade

* Com informações da AFP

17 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Armando Vasconcelos Salem

"Tomem mais estas armas. E façam o quew bem entenderem. Matem a vizinhança a vontade. Mas não me comprometam. Somos o país dos bonzinhos. Não dos bandidos. Não se esqueçam disto". Assinado, EUA.  Bem que este comunicado imaginári contem uma inegável verdade. Não? 

Denunciar

Antonio Kosiski

O EUA agem sempre como protetores de Israel mas já passou da hora de deixar Israel sozinho 

Denunciar

Ivan Leite Albanese

A grande maioria dos 200 mísseis do Iran impactaram fortemente em solo israelense em 1º de outubro. Imagens na internet mostram grandes explosões em bases militares, sede do tal de mossad, plataformas de gás e hangares de aviões, provável vários F35 destruídos. Onde estavam as Peneiras de Lata e Estilingues do Bibi? muita propaganda enganosa. O exército de Israel consegue ser eficaz apenas em bombardear crianças no Presídio de Gaza. Força Árabes e Persas!

Denunciar