Topo

Papa faz visita surpresa a bandejão do Vaticano

Papa Francisco conversa com funcionários do Vaticano durante almoço em bandejão - Reuters
Papa Francisco conversa com funcionários do Vaticano durante almoço em bandejão Imagem: Reuters

Em Roma

25/07/2014 10h49Atualizada em 25/07/2014 13h34

O papa Francisco almoçou nesta sexta-feira (25) com os funcionários do Vaticano no refeitório do centro industrial, informou o jornal "Osservatore Romano" no Twitter.

Em uma visita surpresa, Francisco chegou ao refeitório dos empregados da Santa Sé e se colocou na fila para pegar a bandeja onde foi servido o almoço.

O papa se sentou em uma das grandes mesas do refeitório junto com uma dezena de trabalhadores, entre eles alguns operários que vestiam o uniforme oficial vaticano. 

"Sim, o papa foi nosso convidado hoje, se apresentou normalmente, como o mais humilde dos trabalhadores. Se apresentou aqui, pegou uma bandeja, os talheres, foi para a fila e o servimos. Comeu macarrão com manteiga e merluza [peixe]", informou o cozinheiro do refeitório, Franco Paini, em entrevista à Rádio Vaticana.

"[Francisco] ficou muito à vontade, foi cercado pela sua grande família. Nos apresentamos, nos perguntou como estávamos, como trabalhávamos e nos parabenizou", disse Paini.

"Tirou foto junto com a gente e foi embora. Ficou cerca de uma hora. Foi uma surpresa, Um trovão com céu sereno. E ninguém esperava por isso, o papa que vem comer com a gente. Fomos todos pegos de surpresa, mas foi uma das maiores satisfações que podem acontecer", concluiu o cozinheiro.

Ao ir embora, o pontífice abençoou todos.