Topo

Afeganistão posterga data de posse de presidente

28/08/2014 14h16

CABUL, 28 AGO (ANSA) - O governo de Cabul anunciou que a recontagem dos votos da eleição presidencial, realizada em junho, não terminará antes de 10 de setembro.   

O chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), Jan Kubis, explicou, durante reunião com o presidente Hamid Karzai, que as tensões existentes entre os candidatos impedem a aceleração do processo. O atual chefe de Estado tentou fazer todo o possível para conseguir anunciar o vencedor do segundo turno da eleição, disputada entre os ex-ministros Abdullah Abdullah e Ashraf Ghani, até 2 de setembro, no máximo.   

Consciente da importância da nomeação, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se preocupa com possível vácuo de poder. Os Estados Unidos e a comunidade internacional temem que as divergências políticas possam levar à violência ou a um golpe de Estado no Afeganistão. O segundo turno das eleições foi realizado no dia 14 de junho e apontou uma vitória de Ghani. Contudo, Abdullah acusou seu adversário de fraude e se proclamou vencedor. Com a recontagem de votos, começou a ser desenhada uma vitória de Abdullah e a acusação de Ghani de que o rival estaria sendo favorecido atrasou novamente o precesso. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.