Topo

Conflito no Iraque já matou 8,5 mil civis em 2014

19/09/2014 18h14

NOVA YORK, 19 SET (ANSA) - O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iraque, Nikolay Mladenov, disse que pelo menos 8,5 mil civis morreram desde janeiro por causa dos conflitos no país.   

Além disso, nesse período, mais de 1,8 milhão de pessoas foram desalojadas, sendo que apenas desde segunda-feira passada (15) 10 mil indivíduos foram obrigados a deixar suas casas. Os números foram divulgados durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a crise iraquiana.   

Durante o encontro, a ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini, afirmou que, ao contrário da França, Roma não irá participar dos ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI). "Estamos avaliando ajudar na área militar em termos de treinamento, apoio logístico e, eventualmente, reabastecimento em voo. Mas não da forma que França e Estados Unidos estão fazendo", acrescentou a chanceler.   

Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que o EI é "pura e simplesmente" uma organização terrorista e que para derrotá-lo é preciso realizar uma ação coletiva. "É um grupo único na sua brutalidade e não tem outro objetivo que não assassinar todas as pessoas que aparecem no seu caminho. É uma seita disfarçada de movimento religioso", completou. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.