Topo

José Mujica se retrata por críticas ao México

24/11/2014 15h08

CIDADE DO MÉXICO, 24 NOV (ANSA) - O presidente uruguaio, José Mujica, se retratou pelas declarações em que classificou o México como "um Estado fracassado" ao comentar o desaparecimento de 43 estudantes, o que causou um desconforto com o governo asteca.   

Em comunicado divulgado hoje, dia 24, no México, Mujica disse que o país não será afetado pela violência na região e que não é um Estado falido, por "ter um cimento histórico" e "capital político em suas decisões democráticas".   

O presidente ainda expressou sua "solidariedade com o México, seu sistema político e seu governo, em meio à tragédia" do desaparecimento dos estudantes no dia 26 de setembro.   

"Solidarizamo-nos com o México, mas, além disso, nos comprometemos com sua luta e estamos à disposição de seu governo legítimo para apoiá-lo em tudo o que possa facilitar a enfrentar este momento difícil", disse o presidente uruguaio.   

Neste domingo, o Ministério das Relações Exteriores do México expressou sua "surpresa e rejeição categórica" após Mujica declarar, em entrevista à revista Foreign Affairs America Latina, que o país é "uma espécie de Estado falido", onde "os poderes públicos foram completamente devorados".   

Desta forma, a Chancelaria mexicana convocou o embaixador uruguaio no país, Jorge Delgado, para explicações. Em nota, o organismo reiterou a importância dos vínculos "históricos de amizade com o povo e governo do Uruguai". Franco e conhecido por suas declarações polêmicas, Mujica já chegou a causar outros episódios de tensão diplomátics, como quando criticou a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e seu falecido marido, Nestor Kirchner, dizendo que "a velha é pior que o vesgo". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.