Topo

Salvadorenhos lembram 35 anos de morte de Dom Romero

25/03/2015 11h45

SAN SALVADOR, 25 MAR (ANSA) - A população de El Salvador relembrou os 35 anos da morte do arcebispo de San Salvador, Oscar Arnulfo Romero, assassinado por esquadrão da morte por lutar pelos direitos humanos no país.   

O religioso, defensor da teologia da libertação, foi lembrado em missas, eventos culturais e uma procissão na última terça-feira.   

Milhares de pessoas acompanharam a marcha de cerca de 7 quilômetros entre a catedral de San Salvador e o local onde o religioso foi enterrado. Em cartazes, fiéis celebravam o "Santo Romero das Américas".   

O religioso nasceu em 15 de agosto de 1917 e foi assassinado, durante uma missa, em 24 de março de 1980. O crime ocorreu na capela de um hospital da capital de El Salvador.   

O religioso virou alvo de grupos criminosos porque pregava a não-violência e condenava abertamente as diversas violações dos direitos humanos por parte do governo militar local.   

Ele foi assassinado nos primeiros dias da guerra civil (1980-1992) que deixou cerca de 75 mil vítimas.   

Romero será beatificado em 23 de maio, informou o jornal católico "Avvenire", citando declarações do monsenhor Vincenzo Paglia. A cerimônia de beatificação deve ser realizada em San Salvador.   

O papa Francisco está entre sua longa lista de admiradores. (ANSA)http://www.papafrancesconewsapp.com/por/
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.