Topo

Papa Francisco enfrenta queda de popularidade nos EUA

AlbertoO Pizzoli/AFP
Imagem: AlbertoO Pizzoli/AFP

Em Nova York

22/07/2015 17h14

A dois meses de sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o papa Francisco enfrenta uma queda de popularidade no país.

Segundo uma pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta quarta-feira (22), 59% dos norte-americanos aprovam o Pontífice argentino. Apesar de alto, o número está bem abaixo dos 76% registrados em fevereiro de 2014, pouco antes de Jorge Bergoglio completar um ano no trono de Pedro.

Conduzida entre os dias 8 e 12 de julho, a sondagem mostra também uma redução brusca entre os católicos, com sua aprovação passando de 89% a 71% no mesmo período. Já entre os católicos conservadores, a queda foi ainda maior: de 71% para 45%.

De acordo com o instituto, a diminuição da popularidade de Francesco se deve às suas posições sobre meio ambiente e economia, que não estão sendo bem aceitas entre os republicanos.

Recentemente, o Pontífice publicou uma encíclica que pede um novo modelo de desenvolvimento que não agrida a natureza e fez duras críticas ao capitalismo.

Depois da divulgação da "Louvado seja", Jeb Bush, um dos mais fortes candidatos do Partido Republicano à Presidência, disse que sua política econômica não era ditada por seu bispo, seu cardeal ou seu papa. Bergoglio visitará os Estados Unidos entre 22 e 27 de setembro, logo após uma passagem de três dias por Cuba.