Topo

TV russa diz que este é o mês ideal para bombardear Síria

Ministério da Defesa da Rússia/AFP
Imagem: Ministério da Defesa da Rússia/AFP

Em Moscou

05/10/2015 11h09

A emissora pública de TV "Rossiya 24" exibiu uma previsão do tempo, no mínimo, excêntrica neste domingo (5). Segundo os apresentadores, o mês de outubro é ideal para "bombardear" e "sobrevoar" a Síria.   

"O mês de outubro é ideal para voos sobre a Síria. O vento pode soprar a 15 metros por segundo e chove uma vez a cada dez dias, o que não terá impacto significativo sobre nossos bombardeios", disse a jornalista com imagens de ataques aéreos ao fundo.   

Ainda de acordo com os apresentadores, a temperatura que passa dos 35ºC ao longo do ano, "raramente vai chegar a esse nível em outubro". Porém, para novembro, haverá uma grande mudança climática que, provavelmente, impedirá a decolagem das aeronaves.   

A aviação da Rússia está atacando bases de grupos jihadistas que lutam contra o governo do ditador Bashar al-Assad. A princípio, a coalizão - que conta ainda com Irã e Iraque - afirmou que os ataques eram apenas contra bases militares do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis).

Porém, com as denúncias de países ocidentais, o governo de Moscou reconheceu que também está combatendo diversas milícias islâmicas - algumas apoiadas pelos Estados Unidos. A Síria sempre foi uma das maiores aliadas da Rússia, especialmente por abrigar a única base aérea de Vladimir Putin no Oriente Médio.   

No início do ano, o "Rossyia 24" cometeu uma "gafe" semelhante e apresentou a previsão do tempo para Debaltsevo, onde ocorriam intensos combate entre as tropas ucranianas e os separatistas pró-Rússia.