Topo

'Gladiadores' do Coliseu protestam contra proibição

26/11/2015 15h27

ROMA, 26 NOV (ANSA) - Aposentados à força pela Prefeitura de Roma, os "gladiadores" que se ofereciam para fotos com turistas nos arredores do Coliseu em troca de gorjetas fizeram um protesto contra a medida nesta quinta-feira (26), na Fontana di Trevi.   

"Sinto como se tivesse sido demitido sem justa causa de uma hora para outra", disse Pacifico, que trabalhava há 14 anos nas vizinhanças do monumento mais famoso da capital italiana. O grupo se manifestou com roupas normais, com exceção de um, que teve sua armadura apreendida pela polícia.   

"Viemos aqui na Fontana di Trevi para entender a situação, mas só eu me vesti de gladiador e me sequestraram a armadura", contou Ciro, antes de descontar sua frustração nos imigrantes.   

"Todos os vendedores abusivos de Bangladesh continuam a vender guarda-chuvas por todo lado, mas eu não posso trabalhar? Em Roma, somos menos de 50, não somos o problema da cidade." Segundo ele, os "gladiadores" terão agora de atuar em ruas afastadas dos grandes monumentos da cidade. Na última quarta-feira (25), o comissário da capital italiana, Francesco Paolo Tronca, nomeado para governar o município interinamente após a queda do prefeito Ignazio Marino, assinara um decreto que veta qualquer atividade que preveja a "disponibilidade de ser retratado em vestimentas históricas em fotografias ou vídeos em troca de dinheiro".   

De acordo com o documento, a proibição tem como meta "tutelar a segurança urbana e o decoro do patrimônio artístico, histórico e monumental da cidade", uma vez que esses "gladiadores" agem frequentemente com "modos inoportunos, insistentes e até agressivos". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.