Topo

Drones deverão ter 'placa' nos EUA a partir de 2016

PA/BBC
Imagem: PA/BBC

Em Roma

15/12/2015 17h45

A FAA (Administração Federal de Aviação, em inglês), entidade norte-americana que regula o setor de aviação civil, anunciou que os drones --aviões não tripulados-- deverão ter uma "chapa de licença", assim como os automóveis.

Os proprietários das aeronaves nos Estados Unidos deverão registrá-las obrigatoriamente até a metade de fevereiro de 2016.

Os veículos aéreos terão um número de identidade, e a inscrição vai durar três anos e custar cerca de US$ 5.

O registro, que poderá ser feito a partir de 21 de dezembro, inclui os drones que pesam de 0,23 a 25 kg e proprietários acima de 13 anos. Para donos mais jovens, devem ser os pais a fazer a inscrição. Quem já possui uma aeronave, pode registrá-la até 19 de fevereiro de 2016, já quem comprá-la a partir de 21 de dezembro deve fazer o registro antes de levá-la para voar.

Em Nevada, está em construção o primeiro aeroporto feito sob medida para drones. Chamada de "Aerodrome", a estrutura será destinada à instrução de "pilotos" e à manutenção dos veículos aéreos, mas também poderá ser usada para fins recreativos e competições.

Uma parte do local já está operando, segundo o site "Fast Company", porém a estrutura completa estará disponível apenas em 2018. Esse é um dos seis espaços aprovados pela FAA, mas não é o único no mundo. Há um projeto semelhante em Ruanda, embora destinado à entrega de bens essenciais e de medicamentos.

Segundo estimativas da "Aerodrome", o mercado de drones no país crescerá mais de US$ 82 bilhões entre 2015 e 2025, gerando mais de 100 mil novos empregos.