Topo

Em hospital infantil mexicano, papa pede "afetoterapia" com crianças

Papa Francisco abraça criança durante visita em hospital pediátrico na Cidade do México - Osservatore Romano/AFP
Papa Francisco abraça criança durante visita em hospital pediátrico na Cidade do México Imagem: Osservatore Romano/AFP

Na Cidade do México

15/02/2016 12h26

Em uma atmosfera sorridente e de grande comoção, o papa Francisco visitou na noite do último domingo (14) o hospital pediátrico Federico Gómez, na Cidade do México, parte do itinerário de sua viagem pelo país latino.   

Emocionado com a "ternura" das crianças, o pontífice, acompanhado pela primeira-dama mexicana, Angélica Rivera, cumprimentou os pequenos pacientes um por um, distribuiu beijos e carícias, trocou abraços, recebeu desenhos e presentes e disse palavras de conforto e encorajamento.

Na ala de oncologia, Jorge Bergoglio deu remédios pessoalmente a um dos meninos internados, Rodrigo. Ao todo, o setor abriga 38 crianças, algumas das quais à espera de um transplante.   

"Atravessando aquela porta e vendo os seus olhos, os seus sorrisos, os seus rostos, eu tive vontade de agradecer. Obrigado pelo afeto ao me acolherem. Obrigado, porque vejo o afeto com o qual vocês são tratados", disse o papa.   

Além disso, Francisco abençoou todas as pessoas que, "não apenas com medicamentos, mas também com 'afetoterapia'", ajudam a fazer com que esse tempo "seja vivido com mais alegria". "Isso é importante, a 'afetoterapia': às vezes, uma carícia ajuda muito na recuperação", declarou.   

Nesta segunda-feira (15), o Pontífice visita o estado meridional de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, onde abordará temas como a pobreza da população, os problemas vividos pelas comunidades indígenas e os dramas dos imigrantes latinos que tentam entrar no México para chegar aos Estados Unidos.   

Bergoglio deve desembarcar no início da tarde na cidade de Tuxtla Gutiérrez, de onde seguirá de helicóptero para San Cristóbal de las Casas. Lá, celebrará uma missa para índios e almoçará com representantes de tribos locais.

Após uma visita à catedral do município, o papa retorna para Tuxtla Gutiérrez. Na capital de Chiapas, ele se encontrará com famílias no estádio Víctor Manuel Reyna, seu último compromisso antes da volta à Cidade do México.