Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo alerta que Itália está em 'fase aguda' da pandemia

Restaurantes na praça Navona, em Roma - Gary Yeowell/Getty Images
Restaurantes na praça Navona, em Roma Imagem: Gary Yeowell/Getty Images

19/12/2021 11h09Atualizada em 19/12/2021 14h22

ROMA, 19 DEZ (ANSA) - O Ministério da Saúde da Itália alertou neste domingo (19) que o país está "em uma fase aguda" da pandemia de Covid-19, "caracterizada por uma alta velocidade de transmissão do vírus SarsCoV2 na maior parte do território italiano".

A informação foi divulgada no comunicado que incentiva o "fortalecimento das medidas organizacionais para a gestão da atual fase epidêmica".

Ao recomendar a "ativação a nível regional de todas as medidas organizacionais contra um possível aumento, mesmo sustentado, da procura de cuidados de saúde", o governo italiano alerta também para "novos impactos epidemiológicos e de bem-estar potencialmente relacionados com a maior difusão" da variante Ômicron.

"Nas últimas oito semanas foram registrados aumentos rápidos na incidência em território nacional, que já atingiu 241 casos por 100 mil habitantes, na taxa de ocupação de leitos em cuidados intensivos (9,6%) e nas áreas médicas (12,1%)", diz o texto.

Além disso, o Ministério da Saúde informa que "tanto a taxa de transmissão (Rt) média calculada nos casos sintomáticos (1,13) quanto o índice de transmissibilidade baseado em casos com hospitalização (1,09) permanecem estáveis e significativamente acima do limite epidêmico".

O documento ressalta ainda a importância das medidas sanitárias neste momento, tendo em vista a tendência epidêmica atual e também levando "em consideração outros aspectos epidemiológicos e impactos no bem-estar potencialmente relacionados à maior disseminação da variante viral B.1.1.529, designada pela OMS como a variante Ômicron".

De acordo com o Ministério da Saúde, "as características da cepa em termos de transmissibilidade, gravidade da doença e sensibilidade às vacinas atualmente em uso ainda não são claras".

Por fim, o governo italiano pede que seja garantido "o atendimento bem-sucedido de pacientes afetados pela Covid-19 em relação às necessidades de cuidados específicos" e faz indicações "para grávidas e recém-nascidos, reorganização dos serviços hospitalares e territoriais para gestão de emergências".

Uso de máscaras - A região do Lazio, por sua vez, avalia impor a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, mesmo na zona branca. A medida deve ser divulgada na próxima semana, antes do Natal.

A decisão está sendo estudada em decorrência do aumento de casos em toda a Itália por causa da variante Ômicron. Durante o Natal, o Lazio permanecerá na faixa branca, a mais branda das regras sanitárias, mas arrisca mudar para a amarelo até o final do ano.

O decreto que impõe a obrigatoriedade das máscaras ao ar livre, de acordo com o que foi apurado, entrará em vigor no dia 23 de dezembro. O governador da região, Nicola Zingaretti, pretende assim dar maior proteção aos cidadãos durante um período em que as festas são mais frequentes.

No centro de Roma, inclusive, a polícia fechou temporariamente um trecho da Via del Corso para permitir o fluxo de pessoas e evitar multidões. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.