Topo

Vitória em Nevada e Carolina do Sul deixa Hillary e Trump mais fortes na 'Super Terça'

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

João Fellet - @joaofellet

Da BBC Brasil em Washington (EUA)

21/02/2016 06h56

Com amplo apoio entre eleitores negros, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton derrotou o senador Bernie Sanders na prévia do Partido Democrata no Estado de Nevada.

Já na prévia do Partido Republicano na Carolina do Sul, o vencedor foi o empresário Donald Trump, que assim amplia sua liderança na corrida pela vaga do partido.

Os resultados trazem otimismo aos líderes da disputa nos dois partidos, uma vez que se aproxima a "Super Terça", no dia 1 de março, quando uma dúzia de estados realizam prévias.

Democratas

Com quase 95% dos votos apurados, Hillary havia obtido 52,5% dos votos, contra 47,4% de Sanders.

Hillary - Justin Sullivan/Getty Images/AFP - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Vencer em Nevada era crucial para Hillary, pois foi a primeira prévia num Estado com importante percentual de eleitores de minorias étnicas, grupo com o qual ela conta para se tornar a candidata Democrata à próxima eleição presidencial.

Entre os negros, ela recebeu mais de 70% dos votos. Se mantiver o índice, Hillary deve ganhar com facilidade as prévias em Estados do sul do país, onde negros são grande parcela do eleitorado.

Entre os latinos de Nevada, porém, Hillary foi derrotada por Sanders, num sinal de que o senador poderá ter bons resultados em Estados no oeste americano que abrigam muitos hispânicos.

Republicanos

Segundo a agência Associated Press, Trump venceu com mais de 30% dos votos e mais de dez pontos de vantagem em relação aos senadores Marco Rubio (Flórida) e Ted Cruz (Texas), que disputavam o segundo lugar.

O resultado deve intensificar as pressões para que pré-candidatos que têm tido votações inexpressivas abandonem a disputa: Jeb Bush já anunciou estar fora, e espera-se o mesmo de Jonh Kasich e Ben Carson.

Líderes do partido esperam que, com menos competidores, algum candidato mais afinado com a tradição republicana tenha condições de derrotar Trump, um estranho a grande parte da cúpula do partido.