Mahmoud Ahmadinejad visita Cuba em viagem pela América Latina


Havana, 11 jan (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, chegou nesta quarta-feira a Cuba, na terceira escala da viagem que realiza pela América Latina, onde se reunirá com seu colega, o general Raúl Castro.

Com mais de duas horas de atraso sobre o previsto, o avião de Ahmadinejad aterrissou no aeroporto internacional José Martí de Havana procedente da Nicarágua, onde o presidente iraniano participou na terça-feira da posse do presidente Daniel Ortega.

Ahmadinejad, que foi recebido no aeroporto pelo vice-presidente cubano, Estavam Lazo, não fez declarações ao chegar à ilha e dirigiu aos jornalistas apenas um gesto formando um "V" com sua mão direita.

O presidente do Irã, que ficará menos de 24 horas em Cuba, deve realizar nesta quarta-feira uma conferência em Havana e pela tarde será recebido oficialmente por seu colega cubano, o general Raúl Castro.

Embora na ilha nenhuma fonte oficial tenha anunciado ou confirmado, é possível que Ahmadinejad veja também o ex-presidente Fidel Castro, de 85 anos, afastado do poder desde 2006 por uma doença.

O presidente iraniano partirá de Cuba no início da quinta-feira com direção ao Equador, o penúltimo destino de sua viagem pela América Latina, que começou na Venezuela e será concluído na Guatemala.

A chegada de Ahmadinejad à ilha acontece no mesmo dia em que o cientista iraniano Mustafá Ahmadi Roshan, um dos responsáveis da usina nuclear de Natanz, a maior do país, foi assassinado no norte de Teerã na explosão de uma bomba que estava encostada no seu veículo.

Esse atentado acontece em um momento de especial tensão internacional pelo programa nuclear iraniano. Grande parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel na liderança, acusa o regime iraniano de ocultar, sob seu programa civil, outro de natureza clandestina e ambições bélicas cujo objetivo seria produzir armas atômicas, o que Teerã nega.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos