Colégios eleitorais abrem para eleições presidenciais no Senegal


Dacar, 26 fev (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo às 8h locais (5h de Brasília) no Senegal com uma significativa presença de eleitores, que no primeiro turno das eleições presidenciais fazem uma seleção entre 14 candidatos, entre eles o atual líder, Abdoulaye Wade, que, aos 85 anos, busca um polêmico terceiro mandato.

Na capital, longas filas mistas de homens e mulheres se formaram nos colégios a partir das 7h locais (4h de Brasília). Alguns eleitores disseram ter madrugado para conseguir votar cedo e aproveitar o resto do dia para outras atividades.

A Agência Efe constatou que a escola Masse Massaer Niane, no bairro Marmoz Sicap, abriu as urnas no horário previsto, embora com um atraso de poucos minutos, "para recolher e instalar o material de votação", como explicou o mesário Elimane Dieng.

Os representantes de alguns candidatos vigiam as votações, assim como o delegado da Comissão Eleitoral Nacional Autônoma (Cena).

Nesta mesa, o primeiro votante dos 821 inscritos, Momar Diop, um septuagenário, votou às 8h22 locais (5h22).

Diop disse à Efe que, como há mais de 50 anos, cumpriu com seu dever de cidadão, e votou em um candidato que espera que "melhore a qualidade de vida dos senegaleses".

Por enquanto, tudo transcorre com normalidade neste colégio eleitoral, onde se notou uma presença discreta de membros das forças de segurança. Segundo as emissoras de rádio locais, o início da jornada eleitoral transcorreu com normalidade no interior do país, onde também se notou uma afluência significativa de eleitores.

Só alguns colégios do interior não abriram suas portas até 9h locais (6h de Brasília) devido à falta de pessoal, informa a imprensa local.

Os colégios permanecerão abertos até 18h locais (15h de Brasília). A apuração dos votos começa imediatamente depois. Se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta, haverá segundo turno. EFE

st/sa

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos