Sírios começam a votar no plebiscito sobre a nova Constituição


Damasco, 26 fev (EFE).- Os sírios começaram neste domingo a votar no plebiscito sobre a nova Constituição, que abre o país ao multipartidismo após décadas de monopólio do partido Baath, do presidente Bashar al Assad.

Os centros de votação abriram suas portas às 7h (2h de Brasília) e só fecharão às 19h (14h), informou a agência de notícias oficial "Sana".

Mais de 14 milhões de eleitores foram chamados a votar neste plebiscito, boicotado pela oposição.

A opositora Comissão Geral da Revolução Síria denunciou que a violência continua no bairro de Bab Amro e outros distritos do reduto opositor de Homs, no centro do país, onde hoje prosseguem os bombardeios das forças governamentais.

Em cada centro eleitoral há cartazes com instruções para facilitar a votação aos cidadãos, que devem ter 18 anos para poder participar deste processo.

A redação de uma nova Constituição era uma das principais demandas ao início do levantamento popular contra o regime em março passado, mas a sangrenta repressão levou os opositores a exigir a renúncia do presidente.

A minuta da Constituição, elaborada por uma comissão designada por Assad, acaba com o monopólio do partido governante Al Baath, que comanda a Síria desde 1963, abre as portas ao multipartidismo e põe limite ao mandato do presidente, de sete anos e só renovável uma vez.

Segundo o texto, a Síria é um "Estado democrático e civil" no qual se respeitam "todas as religiões", mas a confissão do presidente é o Islã e a fonte principal da legislação é a jurisprudência muçulmana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos