Sarkozy diminui distância de Hollande, mas ainda perde nas pesquisas


Paris, 28 fev (EFE).- O presidente da França e candidato à reeleição, o conservador Nicolas Sarkozy, reduziu a distância nas pesquisas de intenções de voto de seu concorrente e ainda favorito, o socialista François Hollande, mas perderia em segundo turno, indicou uma pesquisa do Ifop-Fiducial divulgada nesta terça-feira.

Por esta enquete, Sarkozy diminuiu 2 pontos e alcançou 27% das intenções de voto no primeiro turno das presidenciais de 22 de abril, atrás de Hollande que mantém a liderança, com 28,5%.

No segundo turno, programado para 6 de maio, Hollande será o chefe do Estado, com 56,6% (-1 ponto) dos votos e derrotará Sarkozy, que obterá 43,5% (+1 ponto), indicou a pesquisa publicada nesta terça-feira pela "Europe 1", "Paris Match" e "Public Sénat".

A terceira candidata, a ultradireitista e candidata da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, consolidou o terceiro lugar com 17% dos votos no primeiro turno, perda de 0,5 ponto.

Na quarta posição está o líder do partido de centro MoDem, François Bayrou, que se mantém estável com 12,5% das intenções de voto, seguido de Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda, com 8,5%, e da candidata ecologista, Eva Joly, com 3%.

Das 1.723 pessoas inscritas nas listas eleitorais que foram entrevistadas entre os dias 23 e 26 de fevereiro, 62% disseram ter seu voto decidido no primeiro turno, contra 38% que ainda vislumbra uma mudança de opinião, enquanto o centrista Bayrou é o que acumula mais incerteza entre os eleitores.

No segundo turno, 45% dos eleitores de Bayrou darão seu voto a Hollande, contra 28% que votarão em Sarkozy. Já os eleitores de Le Pen optam no segundo turno preferencialmente por Sarkozy (39%) contra Hollande (26%).

Por outro lado, 69% dos entrevistados se declararam insatisfeitas com o balanço presidencial de Sarkozy contra 31% que se consideraram satisfeitas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos