Chávez planeja retornar à Venezuela já na próxima semana


Havana, 7 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, planeja retornar a seu país no início da próxima semana, segundo disse nesta quarta-feira a seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, a quem também manifestou seu interesse de comparecer à Cúpula das Américas de Cartagena das Índias, se sua saúde permitir.

Santos e Chávez se reuniram em Havana, onde o presidente venezuelano se recupera da cirurgia para a retirada de um novo tumor cancerígeno.

Em declarações dadas antes de voltar à Colômbia, Santos explicou que encontrou Chávez em bom estado, alegre e com bom humor.

Segundo o líder colombiano, Chávez, que indicou ao colega que sua recuperação vai bem e "por um bom caminho", lhe manifestou o interesse de participar da Cúpula das Américas, que será realizada em Cartagena das Índias (Colômbia) nos dias 14 e 15 de abril.

Em sua reunião em Cuba, os presidentes de Colômbia e Venezuela analisaram a relação bilateral e deram sinal verde ao acordo comercial entre as duas nações.

Juan Manuel Santos realizou nesta quarta-feira uma visita-relâmpago a Cuba, onde se reuniu também com o presidente cubano, Raúl Castro, a quem comunicou que a Colômbia não poderá convidar a ilha à Cúpula das Américas por não ter alcançado o consenso necessário entre os participantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos