Mitt Romney ganha primárias republicanas de Illinois


Washington, 20 mar (EFE).- O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu as eleições primárias do Partido Republicano realizadas nesta terça-feira no estado americano de Illinois, segundo as previsões das emissoras "CNN", "NBC" e "Fox News" baseadas nos votos apurados até o momento.

Com 23% das urnas apuradas, Romney recebeu 54% dos votos, à frente do ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum (29%).

A vitória em Illinois representa um impulso decisivo para a aspiração de Romney de se transformar no candidato presidencial republicano. Illinois é um populoso estado do meio-oeste americano, ligado historicamente a presidentes - de Abraham Lincoln a Barack Obama - e com uma combinação de meio urbano e rural.

Atrás dos dois adversários principais estão o congressista do Texas Ron Paul, com 9% dos votos até o momento, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, com 7%.

O estado de Illinois distribui 69 delegados, dos quais 54 dependem dos resultados desta terça-feira, enquanto 12 serão selecionados na convenção estadual do Partido Republicano, e 3 não estão vinculados aos resultados.

Até esta terça-feira, Romney lidera a disputa pela nomeação republicana (com 521 delegados), seguido por Santorum (239), Gingrich (137) e Paul (69).

A candidatura republicana requer 1.144 delegados para garantir a nomeação na Convenção Nacional do partido que será realizada em Tampa (Flórida), na última semana de agosto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos