Explosão no Paquistão deixa 9 mortos e 35 feridos
-
AFP
O ministro do Interior francês, Claude Guéant, admitiu a possibilidade de o atirador não estar vivo
A bomba explodiu por volta das 11h30 locais na cidade de Dera Allahyar, no distrito de Jaffarabad, segundo explicou um membro da Polícia local, Kamram Ali. A fonte assegurou que por enquanto não se sabe qual organização está por trás do atentado.
De acordo com um relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz (PIPS, em inglês), o Baluchistão foi a região mais afetada pelo terrorismo no ano passado, com 474 incidentes que causaram 631 mortes.
O Baluchistão é a província mais extensa e menos povoada desse país asiático e, apesar de contar com muitos recursos naturais, apresenta um dos indicadores de desenvolvimento mais baixos.
Vários grupos armados de viés nacionalista lutam há décadas para obter a independência da região ou uma maior soberania. Suas táticas costumam consistir em atentados contra as instituições públicas e as forças de segurança do Estado.
Na província, no entanto, também operam facções da insurgência talibã, um movimento fundamentalista islâmico que também se opõe às autoridades paquistanesas.