Protestos islamitas no Cairo terminam com 3 mortes

Em Nova Déli

  • AFP

    Janphel Yeshi ateou fogo em si mesmo em Nova Déli, na Índia

    Janphel Yeshi ateou fogo em si mesmo em Nova Déli, na Índia

Cairo, 28 mar (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram, entre elas a jornalista egípcia do jornal "Al Dustur", Mayada Ashraf, durante os confrontos após as manifestações islamitas realizadas nesta sexta-feira no Cairo.

O porta-voz de emergências do Ministério de Saúde egípcio, Khaled al-Khatib, disse à Agência Efe que outras 18 pessoas ficaram feridas na capital e mais quatro em Damieta, em choques similares entre a polícia e os manifestantes.

O jornal "Al Dustur" publicou a notícia da morte de sua jornalista, de 22 anos, em seu site e informou que seu corpo já foi transferido ao Hospital de Heliópolis na capital egípcia.

A militante do Sindicato Egípcio de Jornalistas, Abir Saadi, em entrevista à agência oficial de notícias "Mena" pediu a abertura de uma investigação urgente sobre a morte de Mayada Ashraf.

No bairro de Ain Shams, os manifestantes entoaram cânticos contra o exército, a polícia e o ex-marechal Abdelfatah al Sisi, que apresentou ontem sua candidatura às eleições presidenciais.

Segundo uma fonte de segurança, membros da Irmandade Muçulmana dispararam contra os moradores, incendiaram pneus e lançaram coquetéis molotov.

Apesar de a Irmandade Muçulmana organizar manifestações toda sexta-feira para pedir a restituição do ex-presidente islamita Mohammed Mursi, deposto por um golpe militar em 3 de julho de 2013, as convocadas para hoje centraram suas palavras de ordem em criticar a recém anunciada candidatura presidencial de Al Sisi.

A chamada Aliança para a Defesa da Legitimidade, liderada pela Irmandade Muçulmana, afirmou ontem em comunicado que com a candidatura de Al Sisi "cai a máscara falsa do rosto do líder do golpe de Estado".

Os protestos de hoje acontecem quatro dias depois que um tribunal egípcio condenou à morte mais de 500 simpatizantes da confraria por ataques contra edifícios oficiais e o assassinato de um coronel em agosto do ano passado, em uma decisão sem precedentes na Justiça do Egito, que terá que ser confirmada no próximo dia 28 de abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos