EUA confirmam lançamento de foguete norte-coreano

Washington, 12 abr (EFE).- Fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmaram hoje o lançamento do foguete norte-coreano que era alvo de inúmeras críticas por parte da comunidade internacional.

Segundo a rede de televisão "CNN", que cita funcionários do governo americano, o foguete Unha-3 teria fracassado em seu objetivo de pôr em órbita o satélite Kunmyongsong-3.

O Pentágono e a CIA, assim como outras agências americanas, seguem muito de perto há dias todas as circunstâncias que cercam o lançamento.

As fontes citadas não dão detalhes ainda sobre a trajetória ou onde caíram as duas fases das quais constava o projétil, que deveria sobrevoar águas sul-coreanas, japonesas, taiuanesas e filipinas.

Segundo outra emissora, a "NBC", a Casa Branca vai emitir em breve uma declaração em relação ao lançamento, que aconteceu poucos minutos depois das 7h30 locais de sexta-feira (19h30 de quinta-feira em Brasília) a partir de uma base no oeste da Coreia do Norte, onde recentemente o foguete havia sido abastecido de combustível.

Os Estados Unidos e seus aliados sul-coreanos e japoneses consideram este lançamento uma provocação do regime comunista de Pyongyang, já que, segundo eles, mascara o teste de um míssil balístico de longo alcance.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos